Receita de Temaki

A receita de hoje vai para os fãs da culinária oriental, vou ensinar o passo a passo do preparo de um delicioso Temaki, um tipo de sushi enrolado em formato de cone.

temaki

Ingredientes

  • 2 folhas de nori (alga marinha para sushi)
  • 2 xícaras de arroz para sushi
  • 4 colheres sopa de vinagre de arroz
  • 1 colheres sopa de açúcar
  • 1 colher de saquê culinário
  • 200 g de salmão fresco sem pele
  • 3 colheres sopa de cream cheese
  • 3 colheres sopa de maionese
  • 4 colheres sopa de cebolinha picada
  • Molho shoyu para servir

Modo de Preparo

Arroz

  1. Lave bem o arroz, delicadamente, até que a água saia transparente.
  2. Coloque numa panela com 4 xícaras de água, e coloque em fogo médio, com a panela destampada.
  3. Deixe cozinhar por 10 minutos aproximadamente, até que seque a água, tampe e deixe por mais 3 minutos, enquanto prepara o tempero.

Tempero do Arroz

  1. Coloque o vinagre e o açúcar numa panela pequena, deixe em fogo baixo e mexa, até que aqueça e derreta o açúcar, em torno de 2 minutos (não deixe muito tempo para que o vinagre não evapore).
  2. Desligue o fogo acrescente o saquê e mexa, em seguida despeje esta mistura no arroz, mexendo delicadamente até que o tempero integre-se bem ao arroz.
  3. Espere até que esteja bem frio.

Recheio

  1. Corte o salmão em cubos pequenos, misture o cream cheese, mexa bem, acrescente a maionese, misture até que fique tudo bem mesclado, acrescente a cebolinha, mexa com cuidado para não desmanchar a cebolinha, reserve.

Montagem

  1. Para quem não tem muita habilidade o ideal é ter as esteiras, tanto para o sushi quanto para o temaki. Coloque a esteira em uma superfície seca (reserve uma vasilha com água ao lado de onde vai trabalhar para ir molhando/lavando os dedos, pois o arroz gruda insistentemente).
  2. Para o sushi corte a folha de Nori em duas, coloque uma parte sobre a esteira, numa das extremidades e em toda extensão do Nori coloque o arroz (já frio) numa camada de aproximadamente 1cm, deixando mais ou menos 1 dedo de Nori sem arroz.
  3. No centro do arroz, coloque uma “fileira” do recheio como se fosse um canudo central com mais ou menos 2 cm de largura, segurando a esteira e o Nori numa das extremidades.
  4. Enrole cuidadosamente e apertando para que fique bem firme, até chegar na extremidade sem arroz.
  5. Passe o dedo molhado no Nori (onde está sem o arroz) e finalize o rolinho “colando” esta parte do Nori e fechando o rolinho de sushi.
  6. Repita o processo até nas 4 partes de Nori.
  7. Alinhe dois rolinhos de sushi numa tábua de cortar carne, ou onde preferir, e com uma faca bem afiada, corte os dois rolinhos bem no meio, formando 4 rolinhos menores.
  8. Repita o processo, cortando rodelinhas no tamanho que quiser, recomendo 2cm.
  9. Para o Temaki, o processo é bem parecido.
  10. A esteira para temaki tem um formato de “V”, para os mais habilidosos, não há necessidade, pode utilizar uma folha plástica (que pode ser a parte interna da embalagem do Nori, caso não vá usar mais, pode ser papel alumínio).
  11. Coloque o plástico ou esteira numa superfície seca, coloque meia folha de Nori, aplique o arroz formando um “V'” deixando uma das laterais e a ponta superior sem arroz.
  12. No centro do arroz aplique o recheio, feche o cone como se fosse um cone de sorvete, apertando bem e da mesma forma umedeça a beirada oposta do Nori, “colando” e fechando o cone.
  13. Segurando-o em uma das mãos, levante e termine de rechear a parte superior.
  14. A receita serve duas pessoas, o resultado de 2 folhas de Nori são 4 temakis pequenos, ou 32 sushis de 2cm cada.
  15. Sirva com molho shoyu à vontade e enfeite com cream cheese e cebolinha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *